Como montar um posto de gasolina

Sendo o sistema de medição de combustível um item obrigatório, que avança através dos estados do país oferecendo segurança e comodidade para os empreendedores, vale a pena considerá-lo, hoje em dia, como parte elementar das etapas sobre como montar um posto de gasolina.

E, para você que está pensando na possibilidade — ou apenas quer desenvolver um projeto de reformulação para o seu negócio próprio, siga com a leitura deste post. Nos próximos tópicos, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre como montar um posto de gasolina!

Escolha uma boa localização

Antes de aprender como montar um posto de gasolina, saiba qual é a melhor localização para o seu empreendimento comercial. Para isso, avalie o perfil do seu público-alvo.

Sabendo que um posto de gasolina deve estar sempre ao alcance de motoristas de todos os tipos de veículos, é interessante considerar áreas de grande trânsito. Especialmente, em regiões ainda pouco exploradas pela concorrência.

Avalie a melhor estrutura

Considerada a localização, saber como montar um posto de gasolina consiste, também, em ter uma área ampla, estruturalmente, para contar com espaço para os veículos entrarem, saírem e manobrarem. Em média, considera-se um terreno com 900 m², mas isso pode variar.

Especialmente, se você quer saber como montar um posto de gasolina com opções de comércio ao redor. No mais, é importante pensar na infraestrutura, que consiste em itens fundamentais, como:

  • tanques subterrâneos para o armazenamento dos seus combustíveis;
  • bombas e filtros de combustível;
  • compressores e também algumas balanças de ar;
  • acessórios para a comercialização e conveniência dos seus clientes, como equipamentos de lubrificação.

Monte o seu capital de investimento

Saber como montar um posto de gasolina significa, também, um preciso planejamento financeiro. Primeiramente, para investir na composição do seu empreendimento — em geral, corresponde a cerca de R$ 600 mil.

Mas, também, o capital de giro deve ser considerado porque o retorno desse tipo de negócio costuma ocorrer, apenas, após 18 meses de abertura do posto.

Tenha em mente que existem licenças necessárias

Vamos ver, agora, como montar um posto de gasolina tendo em mente as principais exigências legais e de órgãos reguladores? Assim, o seu empreendimento evita multas pesadíssimas — além do risco de fechar as portas.

Para isso, comece seguindo à risca as regras da Agência Nacional de Petróleo. Vale observar, ainda, as exigências que dizem respeito ao capital social da empresa, e também as licenças para o funcionamento do seu estabelecimento comercial, com base nas obrigações municipais solicitadas — como a licença emitida pelo Corpo de Bombeiros.

Cuidado ao escolher os membros da sua equipe

Cuidar de um posto de gasolina é coisa séria. Os seus funcionários, portanto, devem ser continuamente qualificados para garantir não apenas um serviço de qualidade, para os clientes, mas seguro para eles próprios.

Principalmente, no manejo de combustíveis, que contam com substâncias potencialmente tóxicas e prejudiciais à saúde. Sabendo como treiná-los e mantê-los motivados, seu negócio só tem a crescer!

E, para dar o primeiro passo em iniciar o seu sonho de aprender como montar um posto de gasolina, compartilhe este post nas suas redes sociais, e marque os seus sócios para vocês começarem hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *